Saco de dormir em tricô


Foi a primeira vez que fiz um saco de dormir para bebê, e gostei muito. Certamente farei outros daqui para frente. 

O mais interessante foi que minha admiração pelo tricô aumentou mais um pouquinho diante de um desafio. A cliente me enviou uma foto que encontrou na internet e pediu para fazer igual. O detalhe é que não encontrei o passo a passo prontinho, do jeito que a gente gosta. Vídeos em Turco e Espanhol sem legendas, pesquisas em blogs e sites me ajudaram a chegar no resultado satisfatório, que agora compartilho com vocês.



O tamanho é para bebês recém nascidos. Mede 50 cm de comprimento (sem esticar), e 30 cm de largura. A gola tem 15 cm de comprimento.

Usei 250 gramas de lã TEX 393 (Fofura da Círculo, cor 9337 Marshmallow) e agulha de tricô 5.

Montei 147 pontos (Múltiplo de 12 + 1 e mais 2 pontos de borda)

Obs: depois de tecer outras peças com o mesmo ponto, percebi que os pontos de borda não são necessários. Pode montar apenas 145 pontos que vai dar tudo certo.

Fiz 2 carreiras de base com ponto tricô, e segui tecendo 50 cm com o ponto fantasia. 

Em todas as carreiras teci 1t no início e no final de cada uma (ponto de borda)

1ª carr - 1t, *3t, 5m, 4t*

2ª carr e todas as pares em tricô

3ª carr - 2tj, *2t, 2m, 1laç, 1m, 1laç, 2m, 2t, 3tj* - repete de * a * até a última sequência que vai terminar com 2tj ao invés de 3tj. 

5ª carr - 2tj, *1t, 2m, 1laç, 1m, uma pipoca (ver abaixo como fazer), 1m, 1laç, 2m, 1t, 3tj* - - repete de * a * até a última sequência que vai terminar com 2tj ao invés de 3tj.

7ª carr - 2tj, *2m, 1laç, 5m, 1laç, 2m, 3tj* - repete de * a * até a última sequência que vai terminar com 2tj ao invés de 3tj.

8ª carr – tricô

volta para primeira carreira

Pipoca

No mesmo ponto tecer 1m, laç, 1m, laç, 1m (5 pontos). Vire o trabalho e teça os 5 pontos. Vire o trabalho, teça 4 pjt, volte o ponto para a agulha e passe o 5º ponto por dentro dele. Deslize o ponto e fique com apenas um na agulha. Está feita a pipoca.

Esta pipoca é uma sugestão minha, para facilitar pegar os 5 pontos. Pode usar outras maneiras para fazer a pipoca. 

Quando o trabalho atingir 50cm de comprimento, comece a tecer a gola. Fiz 1 Carr de ponto meia pelo direito do trabalho, 1 Carr de passa fitas (1 t, laç, 2 pjt), 1 Carr de ponto meia.

Gola : 22 pontos em ponto arroz (*1t, 1m* no direito. No avesso 1t sobre 1m, 1m sobre 1t) no início e final da carr. No centro teça ponto barra 2 X2 (2 t, 2m). Após 10 cm, teça 10 carreiras somente em ponto arroz. 

Montagem:

Costureira as duas bordas até 5 cm da gola. Passe uma fita ou cordão na base (use os furinhos do ponto fantasia) e no passa fitas da gola.

Tá pronto! 

Agora vou fazer o gorro para completar o conjunto.

Comentários