Casaquinho de tricô

CASAQUINHO DE CROCHÊ AMARELO (PONTO TOMBADINHO EM RELEVO)




Me empolguei e postei a foto deste casaquinho no meu Instagram antes mesmo de terminar. Foi um tal de gente pedindo o passo a passo, que eu tive que me dividir entre terminar a encomenda e tirar fotos de todos os passos.
Eu acho que consegui tirar as fotos principais para vocês terem uma boa ideia de como tecer este casaquinho.





Era uma encomenda para um bebê que está chegando. Precisei entregar logo e não tive tempo de fazer um vídeo completo. Mesmo assim, preparei um vídeo mostrando como tecer este ponto fantasia que é uma graça.
As instruções estão abaixo das fotos. Procurei deixar as fotos bem grandes para que vocês vejam bem os detalhes.
Quando eu receber nova encomenda farei o vídeo do casaquinho completo para vocês.
























O tamanho é para recém nascido. Usei 120 gramas de lã para bebê (TEX 200) e agulha de crochê 1,75 mm.

 Inicie com 68 correntinhas.
1ª carr. 3 corr., pule 4 corr, 10 pt. altos, 1 aumento (1 pt. alto, 2 corr., 1 pt alto dentro do mesmo ponto de base), 10 pt. altos, 1 aumento, 22 pt. altos, 1 aumento, 10 pt altos, 1 aumento, 11 pt altos.
 2ª carr. 3 corr., 11 pt. altos, 1 aumento (2 pt. alto, 2 corr., 2 pt alto dentro das 2 corr. da carr. anterior), 12 pt. altos, 1 aumento, 24 pt. altos, 1 aumento, 12 pt altos, 1 aumento, 12 pt altos.






Da 3ª  até a 10ª carr. teça ponto alto sobre ponto alto e 1 aumento dentro de cada espaço de 2 correntinhas.




11ª carr. Teça os pontos altos da parte da frente até o espaço de 2 corr. Teça 4 correntinhas, pule os pontos altos da cava, teça 2 pontos altos dentro das 2 corr. e siga tecendo pontos altos por toda a parte de trás. Teça 4 correntinhas, pule os pontos altos da cava, teça os pontos altos da parte da frente.


Teça o Ponto Tombadinho em Relevo sobre os pontos altos que correspondem ao corpo do casaquinho (veja a vídeo aula logo abaixo das fotos)




Esta foto mostra a parte de baixo da cava. Veja que tem 2 blocos do ponto tombadinho tecido sobre as 4 correntinhas da cava.

Fiz 24 carreiras para alcançar a medida de 26 cm de comprimento


Teça o Ponto Tombadinho em Relevo sobre os pontos altos da cava por 19 carreiras.


Para afunilar a manga e tecer o punho, teça uma carreira de pontos altos (em um bloquinho teça 3 pontos altos, em outro bloquinho teça apenas 2 pontos altos).
Teça 4 carreiras de ponto barra (1 ponto alto em relevo para frente, 1 ponto alto em relevo para trás).

Para o acabamento na abertura teça 3 carreiras de ponto baixo e 1 carreira de ponto caranguejo. Deixe espaço para as casinhas de botão. Veja na foto.


O acabamento no decote é feito com uma carreira de ponto tombadinho.


Veja a vídeo aula do Ponto Tombadinho em Relevo




Veja a vídeo aula na versão para canhotos









Comentários

  1. Só estou com dúvidas sobre os pontos da manga ,acho que não pode ser feito redondas já né ,tem que ir e voltar,pra depois costurar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que mostrasse como foi feito a manga, com vídeo, c pap. Começa por baixo?
    É lindo! Fiz a parte do corpinho, agora vou p as mangas.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que vc colocasse o vídeo no youtube fazendo o casaquinho, pq mesmo tendo a receita, com o vídeo fica mais fácil montar.

    ResponderExcluir
  4. Cada trabalho lindo estou fazendo ele amei. Queria aprender fazer um aumento deste ponto . Como faco tem como enviar pelo meu facebook Neci Fon(o com foto).

    ResponderExcluir
  5. Muito perfeito, já estou quase finalizando, só estou com dúvida nas medidas finais, principalmente das mangas, gostaria de saber qual comprimento ideal e a largura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, pesquise Tabela de medidas de roupas infantis " neste blog.

      Excluir
  6. Muito lindo o seu trabalho! E obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Já fiz o corpinho não estou conseguindo as mangas te que fazer em dia e volta... Mas estou amando muito lindo agradeço pela aula perfeito e delicado bjs no coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário