Saco de dormir em tricô

Xale poncho de tricô

 




Um xale que pode ser usado como um poncho também. Foi o que criei com quatro novelos de lã, tirados do baú de uma cliente. 

A expressão é estranha, mas muito comum no mundo dos artesãos. A gente olha o material, gosta, e compra sem ter a menor noção do que vai fazer com ele. Às vezes a ideia surge rapidinho, mas existem casos em que guardamos o material por anos, alimentando a esperança de usá-lo em uma peça exclusiva e inovadora.

Minha cliente também é artesã e agora comprar vários novelos de lã. Desta vez, ela me procurou para encomendar uma blusa. Tinha quatro novelos do fio Pérola da Pingouin. A quantidade de fio não era suficiente para fazer uma blusa, e depois de pesquisar na internet soube que não é mais produzido pelo fabricante.  Foi por isso que tive a ideia de fazer uma peça quentinha para a cliente, usando os quatro novelos de 100 gramas.

Depois de alguns testes, optei pela agulha de tricô número 7. Coloquei 60 pontos na aguls e tricotei da seguinte forma:

1ª carreira todos os pontos em tricô

2ª carreira 5 pontos em tricô, 50 pontos em meia, 5 pontos em tricô

Repeti estas duas carteiras até atingir 1,80 mts de comprimento . Arremates ( 1 ponto tricô, *volta o ponto na agulha, 2 pontos juntos em tricô*) cortei o fio.

Com agulha de crochê 4,5 mm trabalhei ponto tombadinho nas duas extremidades. Nas laterais fiz o ponto siri (1 ponto baixíssimo, 1 correntinha) .

Faltava criar um jeito de abotoar o xale para usar como poncho. Tinha que ser algo que desse para tirar da peça quando fosse usar como xale. Aí fiz umas florzinhas de 4 pétalas com cordões para Ana amarrar. Achei o máximo está ideia.



Faça as flores conforme mostro neste vídeo 


E este é o resultado. Um xale poncho medindo 1,80 mt de comprimento, 0,50 mt de largura, feito com 4 novelos de 100 gramas do fio Pérola.

Agora é só aproveitar a ideia e adaptar em um fio da sua preferência.

Bom trabalho 😘😘😘





Comentários

Postar um comentário