Saco de dormir em tricô

CORTINA DE CROCHÊ - GRÁFICO

 






A cortina que eu planejava fazer há muito tempo ficou pronta. E foi graças ao apoio dos meus Arteiros e Arteiras maravilhosos.

Comecei a tecer minha cortina em uma emenda de feriado. Estava tudo caminhando, até receber uma encomenda de casaquinho de crochê para bebê. Eu sempre priorizo as encomendas, mas estava tão animada por conseguir tecer a cortina sonhada, que fiquei na dúvida. Ainda bem que tive a ideia de perguntar para vocês. Foi tanta gente me dando dicas e opiniões, que eu me achei no dever de acatar tudo o que me indicaram. Resultado: terminei a cortina e o casaquinho durante o feriado.

A cliente do casaquinho ficou feliz, e eu mais ainda em ver minha cortina pronta. O único detalhe é que  não consegui instalar a cortina até agora, e fico devendo uma foto bem bonita dela. Mas uma coisa eu fiz: um gráfico bem legal para vocês conseguirem fazer uma cortina igual ou similar a minha.




O desenho da cortina é simples e muito agradável de tecer.
Neste gráfico está a metade da cortina. Eu fiz metade da cortina e cortei o fio. Depois prendi o fio na primeira carreira e fiz a outra metade, colocando os passantes na extremidade e fazendo uma barrado com ponto leque nos três lados restantes.
Na minha opinião, tecer as duas metades evita que a cortina fique "caída" nas pontas e entorte com o tempo.

Com este gráfico fiz uma cortina medindo 2,20 x 1,00 mts. Usei 1,700 kg de barbante 6 fios na cor cru, e agulha de crochê 3,5 mm.

O gráfico não tem legenda, porque eu ainda não desenvolvi muita habilidade em desenhar. Mas eu explico tudo logo abaixo:

O cordão inicial tem que ter 183 pontos (teça 186 correntinhas, pule 4 e teça 1 ponto alto em cada uma das três correntinhas seguintes). Agora siga o gráfico.
Os quadradinhos pretos correspondem a 3 pontos altos,
Os quadradinhos em branco correspondem a 2 correntinhas, 1 ponto alto

Antes de tecer os passantes fiz uma carreira de pontos baixos. Sobre a carreira de pontos baixos teci tirinhas com 4 pontos cada uma ( 1 carreira de ponto alto, 1 carreira de ponto baixo repetindo por 5 vezes) e prendi a última carreira de cada tirinha com ponto baixíssimo na cortina. 
Preste atenção! Teci as tirinhas diretamente na cortina. Não fiz tirinhas separadas para emendar depois.

O barrado é o nosso famoso ponto leque em um espaço, ponto baixo no próximo espaço.

Apesar da cortina não estar instalada, vou deixar fotos com alguns detalhes para inspirar e auxiliar vocês;










Espero realmente que gostem e consigam fazer a cortina. É muito simples e fica bonita exatamente por este motivo.

Bom trabalho!




 

Comentários

  1. Amo seus trabalhos, que Deus continue abençoando estas mãos abencoada.
    Farei uma cortina também, SERÁ QUE FICA LEGAL na cozinha amiga?
    Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário