Saco de dormir em tricô

COMO LER GRÁFICOS DE CROCHÊ E TRICÔ

 Quando bem elaborados facilitam muito na execução de trabalhos em crochê.  

Para ler um gráfico precisamos de uma boa  legenda, além de observar pequenos detalhes que são padrões. Cientes disto, estamos aptos a ler e interpretar a grande maioria deles, até mesmo gráficos elaborados por estrangeiros e pessoas que não conhecem nosso idioma. A linguagem dos gráficos é universal.

Encontrei um artigo muito esclarecedor sobre o assunto.  Está no site da Círculo neste link https://www.circulo.com.br/graficos-voce-sabe-como-fazer-a-leitura-correta/

Veja alguns destaques

Gráficos 

Legendas

Leitura

A leitura dos gráficos de trabalhos circulares funciona de dentro para fora. O primeiro círculo central corresponde ao anel mágico. É muito comum que as bases das peças sejam iniciadas por ele, os primeiros pontos da peça passarão por dentro dessa base. Por isso, ele não costuma vir descrito na legenda. A partir do anel, o próximo passo é tecer as famosas correntinhas. No caso deste gráfico, deve-se subir 3 correntinhas, para então intercalar entre uma correntinha lateral e um ponto alto. Isso deve ser feito na quantidade de símbolos em que o gráfico traz. No exemplo de nossa peça, temos um de cada. Ao final, há uma bolinha fechada, chamada de ponto baixíssimo, de acordo com a legenda. Pontos baixíssimos são sempre pontos de encerramento, por isso, deixe-os sempre para o final da etapa. Neste caso, a última correntinha lateral deve ser unida a outra correntinha, aquela que subimos no início desta etapa, por meio do ponto baixíssimo. A partir daí os movimentos se repetem, em quantidades e ordens diferentes, aí está a importância de observar o gráfico com atenção. Olha só como a peça vai ficar no final do trabalho:


Tem gráficos lineares também 

A atenção que você deve dedicar durante a leitura da receita é a mesma para trabalhos circulares e lineares. Porém, nos gráficos de trabalhos lineares, a leitura inicia de baixo para cima e da direita para a esquerda.

Neste caso, a leitura é feita de baixo para cima, e da esquerda para a direita. Alguns gráficos possuem uma setinha preta, que significa ponto de partida (início do trabalho) e uma setinha vazada, que simboliza o término do trabalho. Ambas as setas são usadas tanto em gráficos circulares, bem como nos gráficos lineares.

No artigo você encontra dicas para gráficos de tricô também. 

Está tudo muito bem ilustrado e do jeitinho que eu gosto para esclarecer suas dúvidas. 

Bom trabalho!

Comentários