Saco de dormir em tricô

BOINA DE TRICÔ (receita)



Ainda me lembro da emoção que senti quando teci minha primeira boina de tricô.
Eu olhava as boinas prontas e imaginava que só seria possível tecer com agulha circular ou quatro agulhas, até que encontrei uma receita com agulha reta. Pronto! Mistério desvendado. 
Depois foi só fazer várias peças para me adaptar bem à técnica. 
O tamanho varia de acordo com a espessura da lã e número de carreiras. Para crianças uso lã de bebê com agulha bem fina e com a mesma quantidade de pontos. Para definir as medidas da circunferência da cabeça, sigo a mesma tabela dos gorros de crochê. (Clique aqui para acessar a tabela)
Uso vários tipos de lã. Faço os gomos sempre com uma agulha mais grossa do que a que uso para fazer a barra.
A hora de costurar a peça pede muita atenção para que a costura fique bem escondidinha. Pego apenas o ponto de borda e dá certinho.
A quantidade de pontos no início já determina quantos gomos terá a nossa boina. Quando a lã é grossa começo com 9 pontos (8 gomos). Se a lã for fina (TEX 375 ou 400) coloco 11(10 gomos) ou 12 (11 gomos) pontos. Depois é só seguir o mesmo procedimento.
Esta receita é antiga, mas espero que faça a diferença para muitos arteiros e arteiras como já fez para mim um dia.
Bom trabalho!

BOINA DE TRICÔ

100 gramas de lã sedificada 
Agulha para tricô nº 5 (usar nº 4 para a barra)
Colocar 9 pontos na agulha

1ª carr. 1 meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada....terminar com 1 laçada, 1 meia.
2ª carr. e todas as pares em tricô
3ª carr. 2 meia, 1 laçada, 2 meia, 1 laçada.......terminar com 1 laçada, 1 meia.
5ª carr. 3 meia, 1 laçada, 3 meia, 1 laçada......terminar com 1 laçada, 1 meia
7ª carr. 4 meia, 1 laçada, 4 meia, 1 laçada.....terminar com 1 laçada, 1 meia
Continuar dessa maneira até ficar com 15 meia, 1 laçada (pode fazer mais carreiras para que a boina fique bem larga e caidinha).
Faça 5 ou mais  carreiras em meia no direito e tricô no avesso. Depois (pelo lado do avesso em tricô) faça duas carreiras diminuindo um ponto a cada 10 pontos
Trabalhe os pontos restantes em barra 1/1 ( 1 meia, 1 tricô) por 5 cm. Arremate.
Costure a lateral.




Comentários

  1. Muito boa. Esse blog Era isso que eu procurava

    ResponderExcluir
  2. Ola! vou fazer esta receita.
    Uma vez eu fiz uma boina onde a cada carreira ia deixando um ponto a mais na agulha da esquerda. A boina fazia a volta na cabeca nos gomos e ficou linda! Veja que triste, perdi a receita e não me lembro mais com quantos pontos eu iniciei. Ja tentei e não dá certo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita. Eu já faço tricô (Não pra vender) e prefiro a receita escrita como as suas. Não tenho paciência pra ficar acompanhando no YouTube.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa receita eu também gosto mais escrita. Fica mais fácil de acompanhar .

    ResponderExcluir
  5. Eu também gostei muito porque fas tempo que não faço obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar fazer a sua receita obrigada por suas explicação.

    ResponderExcluir
  7. Faço a muitos inverno não pra vender mas sempre queria que ficasse mais fofinha você me deu a fórmula obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada pelo carinho em comentar.

      Excluir
  8. OIIII, TEM COMO POR A RECEITA DE BOINA PARA A MENINA DE 08 E 11 ANOS?

    ResponderExcluir

Postar um comentário