Artesanato Alice Arteira : TAPETE DE CROCHÊ - HARMONIA (PASSO A PASSO)

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

TAPETE DE CROCHÊ - HARMONIA (PASSO A PASSO)

Gostei muito deste modelo de tapete. É bonito e econômico.
Precisei fazer um jogo com as medidas um pouco diferentes das que encontrei na internet. Como deu tudo certinho, resolvi compartilhar o passo a passo com vocês.

Usei barbante 8 fios e agulha de crochê 4,00 mm em todas as peças.

A principal diferença nas medidas que estou passando está na largura do tapete. Fiz o jogo todo medindo 50 cm de largura.
Para alcançar este medida, fiz o cordão inicial com 41 correntinhas. Levantei 3 correntinhas e teci 40 pontos altos a partir da quinta correntinha a contar da agulha. O desenho da parte central do tapete foi definido na segunda carreira: 3 correntinhas, 5 pontos altos. Pulei um ponto, teci 6 pontos altos. Segui tecendo nesta sequência: 1 correntinha, 6 pontos altos até o final da carreira.
Nas carreiras seguintes, teci os pontos como se apresentavam até alcançar o comprimento desejado.

Para definir o comprimento segui a regra: tecer a parte central até atingir a medida de 20 cm a menos do comprimento total do tapete. Exemplo: se o tapete deve atingir 1 metro de comprimento, a parte central tem que ter 80 cm.

Para que o barrado fique certinho, é necessário que a quantidade de carreiras na parte central seja um número impar.

Com estas dicas, olhando as fotos abaixo, ficará mais fácil entender tudinho.

Bom trabalho!