sábado, 2 de abril de 2016

CONJUNTO DE CROCHÊ PARA BEBÊ (VERMELHO)

Eu fiz esse conjunto para minha sobrinha, há 12 anos atrás. Ficou maravilhoso.
A revista é antiga e o foto não mostra o quanto este conjunto é bonito. Mas eu peço para que confiem em mim e comecem a tecer. Vocês vão adorar o resultado.


Revista Ponto das Artes - Editora Dehon - 1ª edição - Nº 2 - ano 01 Agosto 97
Observação: Em razão da dificuldade para ler as instruções na foto, e por encontrar alguns erros na execução do casaquinho, resolvi escrever a receita novamente abaixo.

Conjunto em crochê
Tamanho: 6 a 8 meses
Material: 9 novelos de lã Kiko Círculo, agulha de crochê nº 3, 2 botões
Pontos empregados: Correntinha: corr., Ponto alto: p.a., Ponto baixo p.b.
Ponto fantasia:
1ª carreira: 1 p.a., 2 corr. passe a agulha em volta do p.a. anterior e tire com 1 p.b. Faça isso 6 vezes após o, 3º ponto de base, 2 p.a. no 6º e 7º ponto de base, volte ao início, sempre após o 3º ponto de base da carreira anterior. Repita até o final da carreira. Termine com 3 corr. para virar o trabalho.
2ª carreira: 1 p.a. em relevo (faça 1 p.a. pegando pela frente do p.a. da carreira anterior) em cada p.a. de base, termine com 3 corr. para virar.
Ponto falsa gaita:
1ª carreira: 1 p.a. sobre 1 p.a. de base até o final da carreira, 3 corr. para virar o trabalho.
2ª carreira: 1 p.a. pegando pela frente do p.a. da carreira anterior, 1 p.a. pegando por trás do p.a. da carreira anterior. Repita até o final da carreira. Termine com 3 corr. para virar. Repita a 2ª carreira, sempre acompanhando o ponto e termine com 3 corr. para virar.
Ponto biquinho: 1 p.b., 3 corr., passe a ag. em volta do ponto de base e feche com 1 p.b. Repita até o final da carreira e arremate.

Casaco
Inicie pelo decote. A pala é quadrada. Monte 87 corr. mais 3 corr. para virar o trabalho. Volte em p.a. sobre cada p.a. da carreira anterior da seguinte forma:
14 p.a., 1 p.a., 1 corr, 1 p.a. em cima do ponto de base
14 p.a., 1 p.a., 1 corr, 1 p.a. em cima do ponto de base
28 p.a., 1 p.a., 1 corr, 1 p.a. em cima do ponto de base
14 p.a., 1 p.a., 1 corr, 1 p.a. em cima do ponto de base
14 p.a
Nas próximas 6 carreiras continue tecendo em p.a., fazendo aumentos dentro das correntinhas da carreira anterior (1 p.a., 1 corr, 1 p.a. em cima do ponto de base)
Una as cavas com 10 correntinhas e teça 22 centímetros de ponto fantasia para formar o corpo do casaquinho
Mangas: Pegue os pontos da cava e teça 20 cm em ponto fantasia em tubo. Para os punhos, faça uma carreira de p.b. pulando alguns pontos para afunilar. Teça 3 carreiras em ponto falsa gaita

Jardineira
Monte 100 corr, mais 3 corr. para virar e faça 3 carreiras em p.a. Trabalhe 20 cm em ponto fantasia. Divida o trabalho ao meio para tecer as pernas (50 pontos), continue em ponto fantasia por mais 20 cm, indo e voltando nas carreiras, formando as pernas sem costura, pulando sempre 1 p.a. de base para a diminuição da perna e 3 carreiras em ponto falsa gaita. Faça a outra perna igual. Para o peito da jardineira, pegue os 26 pontos centrais da cintura e trabalhe em p.a. por 7 carreiras. Para as alças, após as 7 carreiras, trabalhe em p.a. somente os 6 primeiros e os 6 últimos p.a. do peito, durante 30 cm. Arremate.
Acabamento
Faça 1 carr. de p.b. em volta do casaco todo e da jardineira e depois 1 carr. de p. biquinho. Para o cordão, faça uma corr. com 3 fios de lã e passe no decote e na cintura. pregue os botões do casaco.

Sapato
Comece pela sola. Monte 15 corr., mais 3 corr. para virar, trabalhe os 2 lados das 15 corr. colocando 6 p.a. na mesma base no início e final da carr. faça a 2ª carr. em p.a. Em seguida faça 4 carr. de p.b.. Após as 4 carr. de p.b. trabaçje só os 6 pontos centrais para o peito do pé, durante 4 carreiras. Costure as laterais do peito do pé e trabalhe mais 1 carreira em toda a volta em p.a. Termine com 4 carreiras de ponto fantasia como o casaco. Faça 50 cm de cordão (corr.) e passe em volta do sapato. Faça o outro pé igual.